NOTÍCIAS
ANTT abre pesquisa para revisão do Piso Mínimo de Frete
Formulário pode ser preenchido em cinco minutos e vai subsidiar revisão dos valores
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou uma nova pesquisa online
para ouvir transportadores e profissionais do transporte rodoviário de cargas. O objetivo é reunir informações reais que subsidiarão a próxima revisão dos valores do Piso Mínimo de Frete.
“É fundamental que as cooperativas catarinenses de transporte participem ativamente dessa pesquisa. É uma oportunidade de fortalecermos ainda a representatividade do setor e contribuir para a construção de um ambiente regulatório mais equilibrado e próximo da realidade operacional”, destaca o Coordenador Técnico do ramo Transporte, Aureo Tedesco.
O formulário
está disponível até o dia 2 de setembro e pode ser preenchido online
em cinco minutos. Para o setor, cada resposta representa uma oportunidade de garantir que as regras reflitam a realidade vivida diariamente nas estradas, evitando distorções e assegurando maior justiça na remuneração.
Instituído pela Lei nº 13.703/2018
, o piso mínimo do frete garante remuneração mínima aos transportadores, protege condições justas de trabalho e promove equilíbrio no mercado. A revisão periódica considera estudos técnicos, análises de mercado e, sobretudo, a participação social, que agora se amplia com a abertura da consulta pública.
Essa iniciativa faz parte do 8º ciclo regulatório da Resolução ANTT nº 5.867/2020
, que define os critérios técnicos e coeficientes utilizados para calcular o valor mínimo por quilômetro rodado, por eixo carregado. O processo é contínuo e envolve consultas, coleta de informações, estudos técnicos e pesquisas de mercado, sempre com foco na transparência, no diálogo e na construção coletiva de soluções.
Fonte: Assessoria de Comunicação Interna OCESC.
Com informações de: Comunicação ANTT.