Trabalhando por um Coop
cada vez maior!
Trabalhando por um Coop
cada vez maior!
Classificada como sociedade civil sem fins lucrativos, a OCESC é o Sindicato Patronal das cooperativas, nos termos do Art. 8º da Constituição Federal de 1988 e Art. 511 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com base territorial no estado de Santa Catarina e é a Unidade Estadual da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, no estado de Santa Catarina, que possui duração indeterminada e integra todos os ramos do cooperativismo.
Como Sindicato Patronal, a OCESC integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina - FECOOP/SULENE, cuja sede está localizada em Vitória/ES.
Nossa Missão
Fortalecer a competitividade do cooperativismo catarinense e seu impacto positivo na sociedade por meio da representação, defesa e desenvolvimento das cooperativas.
Nossa Missão
Fortalecer a competitividade do cooperativismo brasileiro e seu impacto positivo na sociedade por meio da representação, defesa e desenvolvimento das cooperativas.
Conheça o Sistema Sindical
E veja o que ele pode fazer por você e pela sua cooperativa!..
Acordos Coletivos
Acordo que estipula condições de trabalho aplicáveis, no âmbito da empresa ou empresas acordantes, às respectivas relações de trabalho. A celebração dos acordos coletivos de trabalho é facultada aos sindicatos representativos das categorias profissionais, de acordo com o art. 611 § 1º da CLT.
Contribuições
Os recursos vindo das cooperativas se transformam em muita coisa boa para o coop! Nós somos transparentes quanto ao uso de sua contribuição e você pode ver que não é só sua representação sindical que fica mais forte, mas também a sua cooperativa.
Confira a tabela anual das contribuições sindical e confederativa deste ano abaixo e não perca os prazos de contribuição da sua coop!
Edital de Contribuição publicado
Conteúdos relacionados
NOTÍCIAS
13/02/2026
Sistema OCESC incentiva participação no XIV Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos em Cooperativismo
Alinhado à missão de fortalecer a competitividade e de potencializar a geração de dados e a disseminação de conhecimentos sobre o cooperativismo, o Sistema OCESC (OCESC e SESCOOP/SC) incentiva a participação de cooperativas, universidades e pesquisadores no XIV Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos em Cooperativismo (EILAC). Com o tema “Cooperativas em tempos de policrise”, o EILAC será realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2026, na Faculdade de Sociologia da Universidade Central do Chile, em Santiago. Para participar, os interessados precisam submeter seus resumos até o dia 15 de maio de 2026. As normas de submissão estão disponíveis no site https://fegoc.ucentral.cl/eilac/ Para esta edição, foram definidas sete linhas de pesquisa, abrangendo temas como Governança e Gestão Cooperativa, Inovação, Tecnologia e Digitalização, Sustentabilidade Ambiental e Social e Metodologias e Avaliação na Economia Social. Realizado a cada dois anos em países como Uruguai, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai, o EILAC é considerado o principal evento científico multidisciplinar no âmbito do cooperativismo, promovendo produção científica com impacto regional e fomentando o diálogo acadêmico e institucional. Fonte: Assessoria de comunicação interna SESCOOP/SC.
NOTÍCIAS
13/02/2026
Com a presença de 602 líderes, COOPERALFA apresenta os resultados de 2025
"Confiança não se compra, se conquista", declara o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, durante a Assembleia de líderes.
NOTÍCIAS
13/02/2026
Cersul é escolhida para agenda institucional do Sistema OCB em Santa Catarina
Encontro integra programação nacional do Sistema OCB e fortalecea articulação do cooperativismo de infraestrutura
A Cersul recebeu, nesta quinta-feira, 12, representantes do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) em agenda institucional no Sul de Santa Catarina. A cooperativa foi uma das quatro selecionadas no estado para integrar a agenda institucional da entidade nacional.
Participaram da visita o coordenador de Ramos do Sistema OCB Nacional, Hugo Andrade, e a analista técnico-institucional, Thayna Cortes, acompanhados pelo coordenador técnico do Ramo Crédito do Sistema OCESC, Claiquer Carneiro. O encontro também contou com a presença da coordenadora da Fecoerusc, Ana Iris, além de dirigentes e representantes das cooperativas Cejama, Coopera e Cergal.
A visita teve como objetivo apresentar às lideranças nacionais o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de infraestrutura em Santa Catarina, fortalecendo o diálogo e a integração entre os diferentes os níveis estadual e nacional do cooperativismo. Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos relacionados à atuação integrada do Sistema OCB, ao ambiente regulatório e aos projetos conduzidos pelas cooperativas do setor.
Para o presidente da Cersul, Andrei Magagnin, o momento fortalece o protagonismo das cooperativas de infraestrutura no cenário estadual e nacional e amplia a visibilidade do trabalho desenvolvido no estado. “Receber a equipe do Sistema OCB é uma oportunidade de apresentar resultados concretos das cooperativas de infraestrutura e reforçar o papel que desempenhamos no desenvolvimento regional. A integração entre os níveis do sistema contribui para decisões mais alinhadas e estratégias mais consistentes”, destaca Magagnin.
A programação no estado integra uma agenda nacional de aproximação com as cooperativas, com foco em escuta institucional, avaliação de demandas e fortalecimento da governança sistêmica. A troca de experiências e o alinhamento institucional reforçam o compromisso conjunto de seguir avançando em projetos que promovam inovação, eficiência e integração dentro do Sistema OCB.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cersul.





