Notícias
As principais informações e novidades do coop no Brasil e no mundo!
Notícias
As principais informações e novidades do coop no Brasil e no mundo!
Todos os ramos
Agropecuário
Consumo
Crédito
Infraestrutura
Saúde
Seguros
Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Transporte
NOTÍCIAS
13/02/2026
Sistema OCESC incentiva participação no XIV Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos em Cooperativismo
Alinhado à missão de fortalecer a competitividade e de potencializar a geração de dados e a disseminação de conhecimentos sobre o cooperativismo, o Sistema OCESC (OCESC e SESCOOP/SC) incentiva a participação de cooperativas, universidades e pesquisadores no XIV Encontro de Pesquisadores Latino-Americanos em Cooperativismo (EILAC).
Com o tema “Cooperativas em tempos de policrise”, o EILAC será realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2026, na Faculdade de Sociologia da Universidade Central do Chile, em Santiago. Para participar, os interessados precisam submeter seus resumos até o dia 15 de maio de 2026. As normas de submissão estão disponíveis no site https://fegoc.ucentral.cl/eilac/
Para esta edição, foram definidas sete linhas de pesquisa, abrangendo temas como Governança e Gestão Cooperativa, Inovação, Tecnologia e Digitalização, Sustentabilidade Ambiental e Social e Metodologias e Avaliação na Economia Social.
Realizado a cada dois anos em países como Uruguai, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai, o EILAC é considerado o principal evento científico multidisciplinar no âmbito do cooperativismo, promovendo produção científica com impacto regional e fomentando o diálogo acadêmico e institucional.
Fonte: Assessoria de comunicação interna SESCOOP/SC.
NOTÍCIAS
13/02/2026
Sicoob destaca a importância de cuidados financeiros para curtir o Carnaval
Com a proximidade do Carnaval, período marcado pelo aumento do consumo, viagens e pagamentos em ambientes de grande circulação, o Sicoob destaca a importância de cuidados financeiros específicos para que a folia não resulte em prejuízos. Dárcio Dias, gerente de prevenção a fraudes do Sicoob, destaca que planejamento, uso consciente dos meios de pagamento e atenção redobrada são fundamentais nesta época do ano, quando as tentativas de fraude tendem a crescer.
Além dos golpes em alta, de acordo com ele, também é importante realizar um planejamento financeiro prévio, com a definição de um orçamento exclusivo para o Carnaval. A recomendação é estabelecer um valor máximo para gastos com alimentação, transporte, hospedagem e lazer, priorizando despesas essenciais e evitando o uso excessivo do crédito, especialmente parcelamentos longos, que podem comprometer o orçamento nos meses seguintes.
“Nossa recomendação é que o folião deixe um valor reservado para a festa, porque é muito fácil se empolgar durante os bloquinhos ou as viagens e acabar gastando mais do que o orçamento familiar permite”, explica.
Outro ponto de atenção é com relação às fraudes financeiras. Dias destaca que o aumento nas transações financeiras exige mais atenção do consumidor. "Nesse caso, cautela e atenção são essenciais. Utilizar os meios de pagamento de forma consciente e saibam reconhecer situações de risco já pode evitar grande parte da abordagem dos golpistas. Com atitudes simples, é possível aproveitar o período com segurança e responsabilidade financeira”, orienta.
Para ajudar os foliões a se organizarem e evitarem prejuízos, o Sicoob reforça alguns cuidados essenciais que merecem atenção:
Defina um orçamento exclusivo para o Carnaval e evite gastos por impulso;
Ajuste os limites do cartão e do Pix no aplicativo antes de sair de casa, mantendo valores compatíveis com seus gastos reais;
Ative alertas de transações em tempo real para acompanhar qualquer movimentação da conta;
Ative o Modo Guardião;
Redobre a atenção ao pagar com cartão: confira o valor na maquininha, nunca entregue o cartão a terceiros e proteja a digitação da senha;
Evite redes Wi-Fi públicas para acessar aplicativos bancários ou realizar pagamentos;
Dê preferência a cartões virtuais e meios digitais com autenticação adicional;
Em caso de perda ou roubo do celular, entre em contato com a instituição financeira para que os bloqueios dos aplicativos financeiros sejam feitos imediatamente. Outros pontos de atenção destacados pelo Sicoob são os golpes recorrentes no Carnaval, como maquininhas adulteradas, cobranças indevidas e tentativas de fraude via Pix e mensagens falsas. A orientação é nunca compartilhar dados bancários, sempre conferir o valor antes de autorizar pagamentos e desconfiar de links ou solicitações fora do padrão.
A instituição também ressalta a importância da proteção de dados pessoais. Senhas, informações bancárias e documentos não devem ser compartilhados e, em casos de perda ou roubo do celular, o bloqueio imediato dos aplicativos financeiros é indispensável para evitar transações indevidas.
“O Carnaval é um momento de lazer, mas não pode ser sinônimo de descuido financeiro. Definir limites, acompanhar as movimentações da conta e manter uma postura desconfiada diante de situações fora do padrão são atitudes simples que ajudam a ‘atravessar o bloco' com tranquilidade e segurança”, orienta o gerente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob.Editado por: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC.
NOTÍCIAS
Com a presença de 602 líderes, COOPERALFA apresenta os resultados de 2025
"Confiança não se compra, se conquista", declara o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, durante a Assembleia de líderes.
13/02/2026
NOTÍCIAS
Cersul é escolhida para agenda institucional do Sistema OCB em Santa Catarina
Encontro integra programação nacional do Sistema OCB e fortalecea articulação do cooperativismo de infraestrutura
A Cersul recebeu, nesta quinta-feira, 12, representantes do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) em agenda institucional no Sul de Santa Catarina. A cooperativa foi uma das quatro selecionadas no estado para integrar a agenda institucional da entidade nacional.
Participaram da visita o coordenador de Ramos do Sistema OCB Nacional, Hugo Andrade, e a analista técnico-institucional, Thayna Cortes, acompanhados pelo coordenador técnico do Ramo Crédito do Sistema OCESC, Claiquer Carneiro. O encontro também contou com a presença da coordenadora da Fecoerusc, Ana Iris, além de dirigentes e representantes das cooperativas Cejama, Coopera e Cergal.
A visita teve como objetivo apresentar às lideranças nacionais o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de infraestrutura em Santa Catarina, fortalecendo o diálogo e a integração entre os diferentes os níveis estadual e nacional do cooperativismo. Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos relacionados à atuação integrada do Sistema OCB, ao ambiente regulatório e aos projetos conduzidos pelas cooperativas do setor.
Para o presidente da Cersul, Andrei Magagnin, o momento fortalece o protagonismo das cooperativas de infraestrutura no cenário estadual e nacional e amplia a visibilidade do trabalho desenvolvido no estado. “Receber a equipe do Sistema OCB é uma oportunidade de apresentar resultados concretos das cooperativas de infraestrutura e reforçar o papel que desempenhamos no desenvolvimento regional. A integração entre os níveis do sistema contribui para decisões mais alinhadas e estratégias mais consistentes”, destaca Magagnin.
A programação no estado integra uma agenda nacional de aproximação com as cooperativas, com foco em escuta institucional, avaliação de demandas e fortalecimento da governança sistêmica. A troca de experiências e o alinhamento institucional reforçam o compromisso conjunto de seguir avançando em projetos que promovam inovação, eficiência e integração dentro do Sistema OCB.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cersul.
13/02/2026
NOTÍCIAS
Sistema OCESC lança novo portal unificado e alinhado a virada de marca iniciada em 2025
11/02/2026
NOTÍCIAS
Associados e técnicos da Copercampos avaliam desempenho de cultivares em áreas de Integração Lavoura/Pecuária
A Copercampos realizou, nos dias 04 e 05 de fevereiro, dois eventos especiais de avaliação do projeto de Integração Lavoura/Pecuária (ILP), reforçando seu compromisso com a geração de conhecimento técnico e a qualificação contínua das equipes e dos produtores. O primeiro encontro foi direcionado aos técnicos que atuam na multiplicação de sementes, enquanto o segundo reuniu associados e membros do Comitê Tecnológico da cooperativa.
O 1º Giro de Cultivares teve como foco a avaliação de cultivares em sistemas integrados, com a apresentação de lançamentos e variedades pré-comerciais, analisando o desempenho das plantas em áreas de pisoteio. A iniciativa permite observar, na prática, o comportamento das cultivares em condições reais de uso, gerando informações estratégicas para subsidiar recomendações técnicas mais certeiras.
Segundo o diretor superintendente da Copercampos, Lucas de Almeida Chiocca, a proposta do ensaio nasceu da convicção de que o conhecimento técnico precisa ser construído a campo.
“O técnico precisa sujar a botina, ir a campo buscar conhecimento. É ali que se aprende de verdade, porque o conhecimento é fundamental para que o agricultor alcance rentabilidade e segurança nos sistemas produtivos. A ideia desse ensaio foi criar um ambiente de aprendizado prático, avaliando cultivares e seu desempenho em áreas de pisoteio. Fico muito satisfeito com o resultado que já estamos alcançando, pois isso se transforma em informação técnica de qualidade para a equipe e para os associados”, enfatiza.
Ao final da safra, a equipe técnica e do Campo Demonstrativo irá gerar informações consistentes destas áreas. “Com a realização dos dois eventos, a Copercampos fortalece sua atuação em pesquisa aplicada, inovação e difusão de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas integrados mais eficientes, sustentáveis e rentáveis”, complementa Lucas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Copercampos.Editado por: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC.
11/02/2026
NOTÍCIAS
Unicred União passa a integrar o segmento S4 e reforça posicionamento institucional
Cooperativa de crédito é a primeira do Sistema Unicred a realizar a mudança, fortalecendo governança, gestão de riscos e estratégia de longo prazo
A Unicred União passa a integrar o segmento S4 do sistema de classificação do Banco Central e torna-se a primeira cooperativa do Sistema Unicred a alcançar esse enquadramento, destinado a instituições financeiras de maior porte, relevância sistêmica e elevado nível de governança. Atualmente, a cooperativa reúne 33 mil cooperados, administra mais de R$ 4 bilhões em ativos e atua nos estados de Santa Catarina e Paraná.
A classificação S4 se aplica a instituições com maior complexidade operacional, robustez patrimonial e maturidade na gestão de riscos, o que exige padrões mais rigorosos de controles internos, compliance e governança corporativa. Com a recente reorganização do Sistema Unicred em dois níveis regulatórios, cooperativas que atingem determinados critérios e indicadores passaram a ter a opção de solicitar a mudança de segmento – possibilidade que a Unicred União decidiu exercer de forma pioneira.
Para o presidente da Unicred União, o médico Mauro Marquiotti, a decisão está diretamente ligada à estratégia de longo prazo da cooperativa. “Mais do que um enquadramento regulatório, a opção pelo S4 reflete a forma como escolhemos nos posicionar: com mais responsabilidade, maior rigor nos processos e um compromisso ainda mais sólido com nossos cooperados, nossas comunidades e com o próprio Sistema Unicred”, afirma.
Segundo Marquiotti, o movimento é resultado de um processo consistente de planejamento e evolução institucional. “Alcançamos um nível de porte e maturidade que nos permite assumir esse novo patamar regulatório de forma segura e sustentável. É uma decisão que antecipa tendências e reforça nossa visão de futuro”, destaca. O presidente ressalta ainda que o enquadramento amplia as exigências internas e externas. “O S4 não é um ponto de chegada, mas um novo nível de atuação, que exige mais integração entre áreas, controles mais robustos, atenção permanente à experiência do cooperado e maior fiscalização pelo órgão regulador, o Banco Central.”
Fonte: Unicred União.
11/02/2026
NOTÍCIAS
SESCOOP/SC amplia acesso à educação cooperativista para cooperativas catarinenses
Com o objetivo de ampliar o atendimento às cooperativas catarinenses com os treinamentos online, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promoverá, ao longo de 2026, uma série de cursos, workshops e palestras, todos online e gratuitos, por meio da vitrine virtual Capacita SC.
Entre os cursos planejados para 2026 estão Endomarketing, Design Thinking, Comunicação Escrita, Power BI (níveis básico, intermediário e avançado), Excel e Google Planilhas (básico, intermediário e avançado).
Já a programação de palestras contempla temas como Assembleias em cooperativas, Atualização cadastral de cooperativas na prática, Atualizações sobre imposto de renda, Saúde mental e burnout, Programação neurolinguística, Autoliderança, Marketing para vendas entre outros conteúdos.
Os interessados precisam acessar a vitrine virtual Capacita/SC, realizar o cadastro e se inscrever no treinamento disponível no período. Para mais informações, acompanhe os informativos nos nossos canais de comunicação.
Fonte: Assessoria de comunicação interna SESCOOP/SC.
09/02/2026