Ramo Infraestrutura
Fique por dentro do ramo Infraestrutura
Ramo Infraestrutura
Fique por dentro do ramo Infraestrutura
Destaques
NOTÍCIAS
13/02/2026
Cersul é escolhida para agenda institucional do Sistema OCB em Santa Catarina
Encontro integra programação nacional do Sistema OCB e fortalecea articulação do cooperativismo de infraestrutura A Cersul recebeu, nesta quinta-feira, 12, representantes do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) em agenda institucional no Sul de Santa Catarina. A cooperativa foi uma das quatro selecionadas no estado para integrar a agenda institucional da entidade nacional. Participaram da visita o coordenador de Ramos do Sistema OCB Nacional, Hugo Andrade, e a analista técnico-institucional, Thayna Cortes, acompanhados pelo coordenador técnico do Ramo Crédito do Sistema OCESC, Claiquer Carneiro. O encontro também contou com a presença da coordenadora da Fecoerusc, Ana Iris, além de dirigentes e representantes das cooperativas Cejama, Coopera e Cergal. A visita teve como objetivo apresentar às lideranças nacionais o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de infraestrutura em Santa Catarina, fortalecendo o diálogo e a integração entre os diferentes os níveis estadual e nacional do cooperativismo. Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos relacionados à atuação integrada do Sistema OCB, ao ambiente regulatório e aos projetos conduzidos pelas cooperativas do setor. Para o presidente da Cersul, Andrei Magagnin, o momento fortalece o protagonismo das cooperativas de infraestrutura no cenário estadual e nacional e amplia a visibilidade do trabalho desenvolvido no estado. “Receber a equipe do Sistema OCB é uma oportunidade de apresentar resultados concretos das cooperativas de infraestrutura e reforçar o papel que desempenhamos no desenvolvimento regional. A integração entre os níveis do sistema contribui para decisões mais alinhadas e estratégias mais consistentes”, destaca Magagnin. A programação no estado integra uma agenda nacional de aproximação com as cooperativas, com foco em escuta institucional, avaliação de demandas e fortalecimento da governança sistêmica. A troca de experiências e o alinhamento institucional reforçam o compromisso conjunto de seguir avançando em projetos que promovam inovação, eficiência e integração dentro do Sistema OCB. Fonte: Assessoria de Comunicação Cersul.
NOTÍCIAS
29/01/2026
Guia orienta cooperativas a acessar recursos do FNDCT para inovação
Cartilha do Sistema OCB e da Finep detalha caminhos para financiar projetos de ciência e tecnologia
O Sistema OCB disponibilizou, na sexta-feira, 23, a cartilha Guia de Acesso ao FNDCT por Cooperativas, material que reúne informações práticas para apoiar cooperativas interessadas em acessar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Elaborado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o guia esclarece regras, modalidades e etapas do processo.
A publicação foi organizada após a sanção da Lei 15.184/2025, que incluiu formalmente as cooperativas entre os beneficiários diretos do FNDCT e autorizou o uso do superávit financeiro do Fundo para operações de financiamento. Com isso, projetos de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos por cooperativas passam a ter acesso a um volume expressivo de recursos, operados principalmente pela Finep, secretaria executiva do Fundo.
O guia apresenta o funcionamento do FNDCT, suas fontes de recursos e a evolução recente do orçamento, que atingiu patamares recordes nos últimos anos. Também explica as modalidades disponíveis (reembolsáveis e não reembolsáveis), os requisitos legais e estatutários para participação, além da documentação necessária para submissão de propostas.
OportunidadeOutro destaque do material é a contextualização do papel das cooperativas no ecossistema nacional de inovação. Dados apresentados no guia indicam que a maioria das cooperativas reconhece a inovação como elemento estratégico, mas aponta o financiamento como um dos principais entraves para tirar projetos do papel. Nesse cenário, o acesso ao FNDCT representa uma oportunidade para ampliar iniciativas em áreas como conectividade no campo, energia limpa, digitalização de processos, agricultura de precisão e economia circular.
O Sistema OCB e a Finep assinaram, na quinta-feira, 22, o Acordo de Cooperação Técnica para ampliar e organizar o acesso das cooperativas aos instrumentos de financiamento à inovação, como o FNDCT. O acordo estabelece uma agenda de trabalho voltada à orientação técnica, capacitação e divulgação das linhas disponíveis a fim de oferecer condições mais claras para que cooperativas de diferentes ramos consigam estruturar e viabilizar projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB.Editado por: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC.
NOTÍCIAS
27/01/2026
Cooperja recebe Menção Honrosa do CREA-SC
A Cooperja foi homenageada com a Menção Honrosa do CREA-SC durante a Cerimônia de Homenagem do Mérito Catarinense 2025, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). O evento aconteceu na noite do dia 22 de janeiro, em Florianópolis, e reuniu lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, profissionais, representantes de entidades de classe, instituições de ensino e empresas.
A solenidade teve como objetivo reconhecer profissionais, instituições, entidades e empresas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da engenharia, da agronomia e das geociências em Santa Catarina, além do avanço técnico, científico e socioeconômico do Estado.
A Menção Honrosa, concedida à Cooperja, reconhece instituições que contribuem para o progresso e para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Para o presidente da Cooperja/Ocesc, Vanir Zanatta, a homenagem representa o reconhecimento de uma trajetória construída com responsabilidade, inovação e compromisso com o desenvolvimento regional.
“Essa homenagem, a Cooperja divide com cada profissional da engenharia que passou por nós. A começar pelo engenheiro agrônomo, Dr Joaquim Pedro Coelho, idealizador da nossa Cooperja. Hoje 56 anos após, somos agraciados com esse importante reconhecimento, eles fazem a diferença entre fazer do mesmo jeito e fazer melhor, em todas as áreas que atuam. A todos os nossos profissionais da engenharia, para AESC/Sul, muito obrigado. Em nome do cooperativismo catarinense, que nesta noite estava representado pela Cooperja e pela Ceraça, gratidão ao CREA/SC pela indicação e reconhecimento. É por esses momentos, que vale a pena todo nosso esforço”, agradece Zanatta.
Esse prêmio é concedido anualmente desde 2009, o Mérito Catarinense consolidou-se como uma das mais importantes homenagens institucionais do CREA-SC, valorizando a história profissional e institucional daqueles que contribuem para o fortalecimento das profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperja.
NOTÍCIAS
27/01/2026
Sicoob SC/RS distribui mais de 233 milhões aos cooperados
O Sicoob SC/RS está distribuindo aos seus cooperados um total de R$ 233,3 milhões em Juros ao Capital. O benefício se estende para mais de 1,7 milhão de cooperados do Sistema regional, que atua nos três estados do Sul, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 709 agências – 488 em território catarinense, 173 em solo gaúcho e 48 no Paraná. Este valor representa um crescimento de 45,3% em relação a 2024.
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, explica que “esta é uma das muitas vantagens que a instituição financeira cooperativa proporciona ao seu quadro social, ou seja, as cooperativas compartilham o sucesso da instituição com os seus cooperados”.
Além deste retorno, os associados também têm direito a uma parte dos resultados financeiros da cooperativa, a ser definido na assembleia geral ordinária anual de cada cooperativa. “Após a cooperativa cobrir as despesas, o que sobra (resultado) é devolvido aos cooperados, de forma proporcional ao uso dos serviços, fortalecendo a cooperativa e a comunidade. Este valor corresponde ao lucro em um banco tradicional, mas em vez de ir para acionistas, no cooperativismo financeiro é destinado aos membros da cooperativa, após decisão tomada em assembleia geral”, completa o presidente.
“Em uma instituição financeira o cooperado é dono, não apenas cliente, e participa dos resultados”, completa o diretor de Negócios, Rodinei Munaretto. “Os recursos investidos em cota capital geram juros e também fortalecem a cooperativa, permitindo oferecer crédito mais barato e melhores condições aos próprios membros”, acrescenta. Os Juros ao Capital poderão ser consultados no extrato da conta capital por meio do aplicativo do Sicoob, do Internet Banking ou nos caixas eletrônicos das agências. Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob SC/RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob SC/RS.
Números
Números
Composto por cooperativas que fornecem serviços essenciais para seus associados, o Ramo Infraestrutura oferece recursos para melhoria da qualidade de vida e pleno desempenho das atividades produtivas da sociedade. Com mais de 80 anos de existência no Brasil, hoje o ramo reúne cooperativas que prestam serviços como: distribuição de energia elétrica, saneamento básico, telecomunicação, construção civil, irrigação e habitação. Participando em todas essas frentes, as cooperativas de infraestrutura são agentes de extrema relevância para seus cooperados e para as regiões onde estão presentes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e a qualidade de vida nas cinco regiões brasileiras.
38
Cooperativas
468.304
Cooperados
2.076
Empregos
Quer conhecer os demais números do
Ramo Infraestrutura?

Energia e conectividade cooperativa
Entenda como as cooperativas garantem acesso à energia, moradia, saneamento e tecnologia para comunidades em todo o país.