Unidos somos mais fortes e
vamos mais longe!
Unidos somos mais fortes e
vamos mais longe!
+50 anos
Como agente de representação, desenvolvimento econômico
e social das cooperativas
O primeiro órgão representativo do cooperativismo em Santa Catarina foi a Associação das Cooperativas de Santa Catarina (ASCOOP), fundada em 1º de agosto de 1964, durante a 1ª Reunião Regional, realizada em Blumenau. A ASCOOP ensaiou os primeiros passos para a uniformidade do movimento em todo o território estadual, após as medidas adotadas por órgãos governamentais para a regularização das cooperativas até então existentes.
Em 1971, quando o Governo Federal efetivou as mudanças anunciadas desde 1969 na legislação cooperativista, com base no Decreto nº 60.597, de 1967, que regulamentou a Lei nº 59/1966 e criou o Conselho Nacional de Cooperativismo (CNC), foram oficializadas a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), constituída em dezembro de 1969, e as Organizações de Cooperativas Estaduais (OCE’s), pela Lei nº 5.764, de 16/12/71, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o Regime Político das Cooperativas.
Em 28 de agosto de 1971, a ASCOOP passa a se chamar Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). Após a oficialização, passou a representar efetivamente o Sistema Cooperativo Catarinense para a criação e registro de cooperativas singulares, centrais e federações. Gradativamente encarregou-se dos serviços anteriormente a cargo de órgãos governamentais, passou a coordenar o encaminhamento da documentação correspondente à OCB, aos órgãos normativos estatais e à Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC).
Por determinação estatutária, coube também à OCESC a prestação dos serviços necessários ao perfeito desempenho e desenvolvimento das cooperativas de todos os segmentos.
A OCESC reúne todos os ramos das atividades cooperativistas e é o órgão que representa a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Santa Catarina.
Nossa Missão
Ser o agente de representação, desenvolvimento e coordenação técnica, econômica e social das cooperativas com sede em Santa Catarina.
Nossa Missão
Ser o agente de representação, desenvolvimento e coordenação técnica, econômica e social das cooperativas com sede em Santa Catarina.
Mapa
Estratégico!
O que queremos construir nos próximos 5 anos? O cooperativismo brasileiro tem um Mapa Estratégico que organiza nossos sonhos para o futuro e os caminhos para torna-los realidade. Saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos e faça parte desse movimento.
Diretriz de Atuação do
Sescoop
Conheça as propostas que elaboramos em conjunto para colocar o cooperativismo em pauta e destacá-lo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico para o nosso país.
Mapa
Estratégico
Quando sonhamos juntos, podemos ir mais longe. E nós temos um grande sonho para os próximos 5 anos do cooperativismo brasileiro, que você pode conferir aqui, no Mapa Estratégico da OCB. Acesse, fique por dentro e junte-se a nós.
Propostas Para Um Brasil Mais Cooperativo
O Sistema OCB elaborou uma série de propostas para colocar o cooperativismo em pauta e destacá-lo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico para o país. Veja quais são elas aqui.
Conheça os objetivos da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina
Registro, articulação sistêmica e representação do sistema cooperativo
em Santa Catarina
Representação sindical patronal das cooperativas
Assistência geral ao cooperativismo de ordem técnica e/ou política
Em parceria com o SESCOOP/SC, fomentar o desenvolvimento
do cooperativismo
Atuação
Assessorias Técnicas
Ramo Agropecuário
Ramos Crédito e Infraestrutura
Sanidade animal, Ramos Consumo e Saúde
Ramo Transporte
Assessoria Contábil Tributária
Assessoria Jurídica e Sindical Patronal,
e Ramo TPBS
Atuação
A OCESC foi criada para ser a voz das cooperativas catarinenses. Estamos sempre presentes, mostrando todos os benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer para as pessoas e para o Estado. Atuamos, principalmente, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com entidades internacionais em busca de conquistas e avanços para o setor. Entenda como a OCESC cria redes de relacionamento para deixar o cooperativismo paraense cada vez mais forte.
Executivo
Trabalhamos para que o cooperativismo esteja sempre em pauta, ajudando a sugerir políticas públicas positivas para o setor e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.
Legislativo
Trabalhamos para deixar o cooperativismo sempre em pauta, construindo políticas públicas positivas para o setor e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Judiciário
Apresentamos as singularidades e a realidade do setor cooperativista, em relação a outros modelos de negócio, que devem ser levadas em consideração pelos juristas no momento da tomada de decisões.
Você investe, a gente traz os resultados!
O Sistema OCB só existe por sua causa! Cada cooperado brasileiro contribui para o sucesso da instituição e é corresponsável por cada uma das nossas conquistas. Se você quer entender melhor o seu papel nessa história, saiba como funcionam a contribuição cooperativista.
Contribuição Cooperativista (OCB)
Benefícios:
A entidade tem por missão promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, por meio da representação político-institucional, dentro e fora do país..
Como funciona?
A Contribuição Cooperativista, instituída no artigo 108 da Lei 5.764/71, é recolhida uma vez ao ano, após o encerramento do exercício social da cooperativa, em favor da Organização das Cooperativas Brasileiras.
Para onde vai esse dinheiro?
A arrecadação é dividida entre a Unidade Nacional e as Organizações Estaduais da OCB, no caso, a OCESC aqui no estado de Santa Catarina, da seguinte maneira: 50% para a Unidade Nacional e 50% para a Organização Estadual.
Transparência OCESC:
Transparência é um valor do coop! Nesta página você tem acesso à nossa prestação anual de contas, com dados sobre a evolução da arrecadação cooperativista e também os nossos gastos com pessoal.
Quem é quem

Ricardo Miotto Ternus
Diretor Superintendente
Presidência

Vanir Zanatta
Vice-presidentes

Hercilio Schmitt

Luiz Antônio Deczka

Patrique Alencar Homem

Romeo Bet

Rui Schneider da Silva

Uwe Stortz

Vanduir Martini
Conselheiros Titulares

Elmo Meurer

Orlando Giovanella

Rubens Renato Weidgenant
Conselheiros Suplentes

Heber Kirchner

Makoto Umemiya

Rogéro Braz Feller
Sede OCESC

Endereço:
Av. Almirante Tamandaré, 633
Capoeiras, Florianópolis - SC
CEP: 88080-161
Telefones:
+55 (48) 3878-8800